domingo, 10 de julho de 2011

Porque não fui tocar no show do Inquérito dia 9


Tava tudo certinho, as pick ups, o mixer, o dvd e os CDs já estavam no carro para levar. Como sempre faço, só ia cobrar o valor da gasolina (R$ 20) num evento que só o grupo custou R$ 2.500 para a Prefeitura de Aguaí. Fizeram a divulgação na rua e nem o meu nome colocaram. Só os mais chegados que sabiam que era eu que ia tocar lá. Mas isso era de menos. Esperei o dia inteiro para o organizador do evento me trazer o dinheiro da gasosa, pois, senão eu não ia ter nem como tomar um refrigerante lá. O evento ia começar as 8 da noite. Quando, já eram quase 7, chegou o organizador do evento em casa dizendo que só ia poder me dar o dim da gasolina na segunda. Eu sabia que se eu fosse contar com esse dinheiro na segunda, não ia receber jamais, como já aconteceu em outras vezes (já aconteceu a mesma coisa em outros eventos onde, além de prejuízo com este organizador, já fui até xingado em eventos passados por cobrar o dinheiro da gasolina). Fora que, sempre quando este organizador precisou de mim para discotecar, sempre tive que me virar sozinho na hora de carregar os aparelhos, contando com a ajuda de pessoas que não tinham nada a ver com a organização. Pois bem, vamos aos fatos. Assim que o organizador foi embora, jantei rapidão e fui tomar banho, pensando na falta de consideração (de colegas, mesmo) que sempre existiu na minha cidade por meu trabalho (nunca gostei de bajular políticos para conseguir alguma coisa). Saí com o carro e fui abastecer, pensando que o organizador pudesse fazer uma vaquinha com seu grupo e me pagar naquela noite, mesmo. Duvido que eles não iam ajudar. Imagina só ficar tocando por 5 horas num local sem poder tomar um refrigerante ou comer um lanche. Quando não tenho dinheiro para isso, prefiro nem sair. Chegando lá, conversei com o organizador sobre isso e ele disse a mesma coisa, que só ia ter como me pagar os 20 contos na segunda. Eu já não tava cobrando, meu nome não havia sido divulgado; então decidi não tocar. Penso assim, se eu não valorizar meu trabalho daqui por diante, quem vai me respeitar depois disso? Se for sempre assim, prefiro fazer meus trabalhos e divulgar na net, que sei que amigos virtuais dão mais atenção, elogiam e até criticam, quando é preciso. Espero que tudo tenha dado certo lá no evento do Inquérito. Bem que eu queria ter tocado lá, mas não foi possível, desta vez.
O rap é um dos 4 elementos do Hip-Hop, que reúne o MC e o DJ como os principais na música. O MC tem o trabalho de se informar e elaborar as letras pra depois cantar; enquanto o DJ tem que ter os aparelhos e os shells em perfeito estado para elaborar um bom desempenho durante sua performance nas pick ups. Resumindo, o DJ tem um gasto ($$$) antes de mostrar o que sabe fazer em cima de um palco. Se o MC não ajuda o DJ, o rap não acontece. Por isso, valorizem e respeitem o trabalho do DJ.

11 comentários:

Marcelo disse...

Firmeza Deí,
Sou do Paraná, mais precisamente Arapongas,à muito tempo vi uma musica sua no youtube e dai por indiante começei a acompanhar seu trabalho, seu som é nervozo irmão, continua distruindo as pick-up e não dá moral pra esses guelas ai não!! Quem é do rap realmente sabe valorizar seu trampo fmz.
Continue sendo fazendo oque você sabe, porque talento como o seu é raro!

ABRAÇOS GUERREIRO,
SALVE SALVE !

Deí disse...

Valeu, Marcelo. Pode ser até no show do Racionais q for, se o organizador do evento não demonstrar respeito pelo meu trabalho, eu não toko. Com desrespeito e desconsidração não se constrói nada.

Anônimo disse...

O dj , nunca vai ser valorizado por pessoas assim como vc , que cobra 20 reais pra se apresentar , ok é por consideração , mais vc que é vc não se respeita por que os outros tem que te valorizar pense nisso...

Deí disse...

Pô, mas os eventos daqui só acontecem qdo nóis do hip-hop faz. aqui no interior se a gente for cobrar pra se apresentar em algum show, nem se apresenta. o rap por aki anda capengando. a maioria dos molekis q curtem ainda tão nakela idéia d q o rap é som de nóia e bandido. fato. nisso, as empresas nem se interessam em patrocinar e a gente acaba fazendo a divulgação no boca a boca e com ajuda de políticos.

Deí disse...

eu, mesmo, não faço eventos aki na minha cidade já faz mais de 5 anos por causa disso. sou o único dj de rap da cidade e quem e na maioria das festas q acontecem aki eles me chamam. são todos pobres, tbm, q nem eu. o máximo q eu cobro é o combustível por consideração, até o rap se ekilibrar d novo. tô no rap pq gosto, mesmo. não faço por dim, mas conto com a ajuda do combustível no mínimo para tocar em algum evento.

Deí disse...

se não for assim, os eventos não acontecem e o rap continua no anonimato. tô só dando um empurrão. qdo eu ver q não vai adiantar, aí eu paro.

Bases, Batidas e Balanços disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

...cachê que é bom, não tem,
o que tem é conversa fiada.

Sem gasolina o carro não anda,
não anda não pode andá...
desse jeito eu não toco mais
me dá meus toca discos que eu vou me mandá...eu vou pará.

Parabéns pela atitude...não é só venha nóiz...e o vosso reino, nada?

Paulo Break

Anônimo disse...

Salve Deí sou dj tambem adimiro e divulgo o seu trabalho.Minha opinião é a seguinte vc fez certo po 20 reais não é nda para um show deste porte.
Afinal de contas não é só respeito que faltou o cara é tão burro que não sabe que vc tem gastos também um par de agulha não é barato.
Correto e pelo certo vc tem que se valorizar sim.
Vida longa p/ vc e tdos os seus, abraço@@@

Anônimo disse...

tudo isso por conta de 20 reais? me dá sua conta que deposito essa "grana"

Anônimo disse...

e ser dj nao e façil mas temos que nos valorizar sua atitude foi correta ,pois ocaras acham que nao temos nenhum tipo de gasto ,mas o dj e fumdamental pra muitas coisas ,pperabens pelo seu trabalho e que os djs do brasil sejam mais valorizados ,paz