segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Sobre o Dia de Finados

Muita gente tem o costume de falar, depois que alguém morre, que “Deus quis assim”. De onde eles tiraram isso? Da Bíblia é que não foi. Morremos por que já nascemos imperfeitos. Temos que lutar todos os dias contra a imperfeição para sobrevivermos um pouco mais; mas a morte é certa. Um dia vai chegar. Deus não quer a morte. Ele só a aceita. Se Ele a quisesse, não teria sentido em dizer que “Deus é amor” (1 João 4:8).
Respeito quem, nesta data de 2 de novembro, vai ao cemitério visitar seus entes queridos (falecidos), levar flores, cuidar do túmulo... Mas, prefiro visitar quem eu gosto e fazer algo de bom, e até cuidar deles, se for preciso, enquanto estiverem vivos. Depois de mortos, não adianta mais. Eles não vão mais nos ver, nem vão sentir o cheiro das flores.
Adeptos do espiritismo (Deuteronômio 18:10-12) acreditam que a pessoa, quando morre, continua vivendo, espiritualmente falando. Já a Bíblia diz, em Eclesiastes 9:5, que “os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida”. Isso, até o Dia do Juízo Final (Lucas 21:9-11). Prefiro acreditar na Bíblia (2 Pedro 1:20, 21).
Se os mortos estão inconscientes de tudo, de quem seriam estas aparições fantasmagóricas de pessoas que já morreram? Muita gente diz que vê e ouve. Existem vidas espirituais vivendo entre nós, que são invisíveis aos olhos humanos (Apocalipse 12:9), mas se manifestam sem a gente ver ou ouvir. Se não for delírio, seriam estas pessoas espirituais, responsáveis por tais aparições? De acordo com o que a Bíblia diz, sim.
Assisti, quando criança, um desenho do Pica-Pau, onde o personagem era atormentado por um diabinho e protegido por um anjinho. Acredito que assim é a vida. Deus te protege até que você faça o mínimo para agradar a Ele. Mas, quando Ele vê que você se rendeu ao inimigo, Ele se afasta. Que nem um filho desobediente que decepciona o pai e não faz o mínimo para corrigir o erro. Chega uma hora que o pai cansa e acaba se afastando do filho.

Foi só um resumo que fiz sobre a morte, pelo que aprendi na Bíblia. Mais informações, verifiquem as passagens citadas e tirem suas próprias conclusões.