quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Primeiro o Borys, depois o Cônsul, e agora a Sandy

Sandy, irmã do Júnior e, também, filha de um dos integrantes da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó (não é filha da dupla, não) não concorda com a ajuda do Brasil as vítimas do terremoto no Haiti. No twitter, ela (não a mamãe dela) escreveu: “Tudo bem que a quantidade de vítimas foi bem maior no Haiti do que a de vítimas de catástrofes aqui no Brasil. Mas, tenho ouvido muuuito [sic] mais notícias de gente se mobilizando para ajudar o Haiti do que eu vi acontecer por aqui. Será que isso é justificável?” “Não estou querendo desmerecer a tragédia que ocorreu por lá, mas pense nisso”, explicou. “Aos ignorantes de plantão: eu não disse que não deveria ajudar, muito pelo contrário. Só acho que o Brasil merece mais atenção do que tem tido”, completou.

http://ofuxico.terra.com.br/materia/noticia/2010/01/14/sandy-acha-que-a-ajuda-brasileira-deveria-priorizar-seus-desabrigados-132921.htm

Comentário desnecessário demais para o momento. Acho que ela fica mais bonita quando está calada. Ela, que mora com seu marido num condomínio fechado no bairro de Gramado, em Campinas, um dos lugares mais requintados da cidade, em que os imóveis custam entre R$ 1 e 3 milhões, deve achar normal haitianos caminhando à noite (10 ou mais horas de escuridão) no escuro com milhares de corpos espalhados no chão em estado de decomposição. Perdeu a oportunidade de ficar calada. Não vejo utilidade dessa Sandy, com suas músicas ridículas, na sociedade. Pra mim, ela não passa de mais uma menina mimada querendo aparecer. No ano passado o Brasil teve milhares de desabrigados devido as enchentes. Não vi essa Sandy fazer, falar ou escrever nada. É fácil dizer “vamos cuidar dos nossos”; difícil é fazer. Acho que o problema dela é que o maridão não ta mais “dando conta”, aí ela, sem nada pra fazer, fica na internet de bobeira, não sabe o que escreve e acaba postando qualquer coisa só pra chamar atenção.

Pra quem não sabe, o Brasil só ta no Haiti por questões políticas, pra conseguir uma vaguinha no conselho de segurança da ONU. Resumindo, estão lá por imposição da ONU, politicagem. Política funciona assim. Tudo tem seu preço. Há quem diga que não vamos ganhar essa cadeira, porque a China e os EUA são contra. Mas para quem tá lá, no meio do desespero, a ajuda está sendo preciosa. O Brasil fez uma doação em dinheiro maior do que o Canadá, a França e os EUA. Não vejo necessidade de fazer uma doação em dinheiro superior a esses países, já que nós também temos nossos problemas internos.

Acho que o olhar que o Brasil está tendo para esta crise é de um país humano, que leva sim em conta a sua projeção política, mas que em um momento como esse, fica num plano secundário. Os pobres do Brasil não vão sofrer mais porque o governo brasileiro resolveu ajudar outro país, mas sim devido a corrupção que faz parte da política. O Haiti é um país que, por si só, não tem estrutura para se reerguer e por isso precisa de ajuda. Diante de tamanha situação, pra mim, o importante, é que vidas sejam salvas no Haiti. O resto a gente acerta depois.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como é bom viver

Entre os resgatados dos escombros, uma semana após o terremoto que devastou Porto Príncipe, no Haiti, a que mais me chamou a atenção foi o de uma senhora de 70 anos que saiu cantando enquanto era socorrida. Que exemplo de vida! Não sou de chorar, não, mas meus olhos se encheram de lágrimas quando vi essa cena na tv.

http://noticias.uol.com.br/especiais/terremoto-haiti/ultnot/2010/01/20/ult9967u142.jhtm

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Enquanto isso, no Haiti...

Tava vendo na televisão o terror que estão vivendo as vítimas do terremoto no Haiti. Até agora, foram somados mais de 70.000 mortos. Ontem, 6 dias após o tremor de 7 graus, ainda haviam pessoas soterradas, presas aos escombros, agonizando e pedindo por socorro. Muitos com partes do corpo esmagada, decapitada, esperando lentamente a morte chegar; passando por sensações como a fome, a sede e a dor. Triste isso. Pessoas simples iguais a mim e a você, que só queriam viver com um mínimo de dignidade; com planos futuros que foram por terra abaixo. Imagina o que deve estar passando nas cabeças dessas pessoas, diante de tamanho sofrimento. Saindo dos escombros, sobreviventes que perderam tudo, brigando por comida e água, já que a ajuda do governo ainda é muito precária. Corpos espalhados por todos os cantos estão sendo queimados no improviso. O cheiro de carne podre deve estar insuportável naquele lugar. Se eu fosse um haitiano, minha maior meta seria fugir daquele país, situado no racha de uma placa tectônica. Acho que ainda dá tempo, né? Por que eles não fizeram isso antes? Porque são pobres; os mais miseráveis de toda a América. Ficaram mais pobres, após o terremoto. Devem ter perdido, junto com os entes queridos e os bens que possuíam, a vontade de viver. A violência, a depressão, o sofrimento, a revolta e o desespero são o que tomam conta daquele lugar.

Imagina você hoje, que tem sua casa (mesmo que seja alugada), seu emprego, sua família e seus pertences, que conquistou com muito suor, de repente, numa fração de minutos, vem tudo abaixo, literalmente falando. Sendo sobreviventes de toda essa tragédia, será que teríamos forças para reagir? Tanta gente que se mata por tão pouco, aqui no Brasil... Já tentou se colocar no lugar de um haitiano, vítima de toda essa catástrofe? Difícil, né? Aprendemos desde cedo que pimenta só arde nos olhos dos outros! Por isso que eu acho que nós, brasileiros, às vezes choramos de barriga cheia. Pelo menos na minha cidade não há guerras como as do Oriente, tsunamis, furacões, vulcões, enchentes, muito menos terremotos. Em vista de tanta coisa ruim que acontece pelo mundão afora, eu to num paraíso (tirando a zé povinhada da raça humana que parasita em qualquer lugar, junto com os sanguessugas de nossos governantes político$$$). Não posso reclamar.

Quando a gente olha do lado, vê sempre alguém pior; não que isso seja consolável. Se tem gente que, mesmo na falta de alguma parte do corpo, vive sorrindo e agradecendo a Deus por estar vivo, por que eu teria que lamentar, com todos os membros no lugar? Por isso que acho besteira chorar de barriga cheia. Tem sempre alguém muito pior que dá mais valor na vida.