terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O Rap, de lá pra cá

Sou das antigas, mesmo. Em 1987, Aguaí/SP, lá estava eu, varando madrugadas, dentro de meu quartinho escuro, com meu rádio gravador, fazendo “mó” gambiarra na antena pra conseguir sintonizar a Bandeirantes FM de São Paulo. Foi ouvindo uma música do Thaíde e DJ Hum, Corpo Fechado, no programa Balanço Geral, apresentado pelo Luizão da Chic Show, que deixei de ouvir o rock para ouvir o rap. Me identifiquei, mesmo. Naquela época, o conteúdo da maioria das letras era festa e descontração.
Nos anos 90, a coisa começou a ficar mais séria. O rap politizado começava a ganhar força nas vozes de Racionais MC’s, Thaíde e DJ Hum, Duck Jam e Nação Hip-Hop... Isso, aqui no Brasil. Em meados dos anos 90, acho que foi depois de uma apresentação no Programa Livre, no SBT (não achei nada a respeito, aqui na net, mas eu assisti, no dia), que o rapper Mano Brown anunciou que, na TV aberta, eles não apareceriam, mais. Achei uma pena, pois, lá de Aguaí, a TV era uma das pouquíssimas opções que teríamos de ver Racionais, entres outros grupos do gênero. Pois bem, fiquei mais de 1 ano só escutando rap em fitas k-7, vinis, fitas VHS e na 105 FM, quando não saia fora do ar. A MTV não chegava até Aguaí, na época. Mesmo assim, a gente se contentava em ver grupos como a dupla Thaíde e DJ Hum, Sampa Crew e Gabriel o Pensador (entre outros), em canais abertos.
Foi no final dos anos 90, que o Racionais voltou a dar as caras na TV. Os anos 90, pra mim, foi um ano de militância no rap. Quem era do rap, levantava a bandeira, mesmo. Parecia que o rap iria mudar o mundo. Influenciou, e muito, na educação do povo pobre periférico. Educou seus fiéis seguidores a se valorizarem, se amarem, a se informarem, a cobrarem de quem deve e a criticarem construtivamente, quando necessário.

Mais de 15 anos se passaram e muita coisa mudou. Hoje já é mais comum de ver o rap em programas de TV. Até em trilhas de novelas globais já é possível de se ouvir um rap. O Racionais não fez diferente. Recentemente, segundo o Milton Sales, o Brown falou que “a revolução acabou”, e que agora ele quer apenas dinheiro.
O Edi Rock, que aparece num vídeo dizendo que na Globo ele jamais iria, já se apresentou em inúmeros programas globais.
Há pouco tempo, num post de rede social, eu escrevi que o Brown tava um pouco tímido, mas, logo o veríamos em programas como o Esquenta e o Faustão. No domingo passado (27/12), passou, no Fantástico, trechos de um vídeo clipe de uma música que ele participou com o funkeiro Naldo Benny.
Isso não seria nada demais se eles, do Racionais, não tivessem pregado, no passado, que na Globo eles nunca iriam.
Acho que, no mínimo, eles tinham que se retratar com seu público, antes de entrar nos quintais da Globo. Isso não aconteceu. Falta de humildade e de consideração com seu público, por parte do Racionais. É natural que seus fãs os critiquem por essa contradição. Mas, já vi muitos artistas, personagens do elemento rap, falando que é errado criticar o Brown, depois de tudo o que ele fez e faz.
Quer dizer que o Brown tem o direito de fazer a merda que quiser e ninguém pode criticar? Tá errado isso. Quando um artista que eu sou fã faz algo admirável, eu elogio ele. Mas, se ele fizer algo duvidoso, não tem como elogiar ou me calar (quem cala, consente), depois de todo o senso crítico que o rap me passou. É aí que entram as críticas e autocríticas.

Eduardo FC – Depósito dos Rejeitados

Agora tem o Eduardo FC, com o mesmo discurso do Racionais, nos anos 90, falando que não vai aparecer na TV, e blá...
Tomara que ele não tropece na própria língua, como já aconteceu. Alguém já reparou que o Eduardo usa roupas de marcas gringas (caríssimas, no mínimo) e fala como se fosse um favelado pobretão? Na música Depósito dos Rejeitados ele interpreta um menino negro que sofre até umas horas por causa de sua cor negra. O Eduardo é branco e fala como se fosse negro. Desculpa, Eduardo, mas, pra falar por cidadãos que tem a cor de pele escura, o cara tem que ser, no mínimo, negro. Eu, sendo um negrão da pele preta, não me identifico, nem um pouco com essa letra. Muita ficção pra pouca realidade. Mesmo assim, respeito o trabalho de cada um. Só tô postando isso porque sou fã, tanto do Eduardo como do Racionais. Quero ver eles melhores, sem falsidade. O rap sempre foi contra tudo isso. Por que, agora, eles têm que mudar? 

O rap tá assim, hoje em dia, vários artistas, vários personagens (atores do rap)... e, tem muitos que ainda se iludem. Acham que o rap continua sendo um elemento sério do Hip-Hop. E até brigam pela causa, como se ainda tivéssemos vivendo os anos 90. Toma cuidado. O rap é revolucionário até entrar o dinheiro.