terça-feira, 18 de março de 2008

A Verdadeira Páscoa Cristã



Já parou para pensar o que ovos de chocolate e coelhinhos tem a ver com a Páscoa cristã? Sabiam que os primeiros cristãos não celebravam a Páscoa moderna, tampouco o fazem hoje em dia os verdadeiros cristãos?

A Páscoa foi instituída na noite que precedeu o Êxodo do Egito. A primeira Páscoa foi celebrada por volta da época da lua cheia, no dia 14 do mês de abibe (mais tarde chamado nisã) do ano de 1513 AEC. Dali em diante deveria ser celebrada anualmente.(Exodo12:17-20, 24-27). Nisã cai nos meses de Março-Abril do calendário gregoriano. A Páscoa era seguida de sete dias da Festividade dos Pães Não Fermentados, de 15 a 21 de nisã. A Páscoa comemora a libertação dos israelitas do Egito e serem os seus primogênitos "passados por alto" quando Jeová destruiu os primogênitos do Egito. Quanto à época do ano, caía no início da colheita da cevada.(Exodo12:14, 24-47; Levítico 23:10).

Visto que para os judeus o dia começava após o pôr-do-sol e terminava no pôr-do-sol do dia seguinte, o dia 14 de nisã começaria após o poente. A Páscoa seria comemorada na noite após a conclusão do dia 13 de nisã. Visto que a Bíblia declara definitivamente que Cristo é o sacrifício da Páscoa (1 Coríntios 5:7) e que ele celebrou a refeição pascoal na noite antes de ser morto, a data da sua morte deve ser 14 de nisã, não 15 de nisã ou num domingo fixo, a fim de cumprir com exatidão o fator tempo retratado no tipo, ou sombra, fornecido na Lei (Hebreus 10:1).

Este ano, a comemoração da morte de Jesus (Páscoa) será no sábado, 22 de março, após o pôr-do-sol.

Em João 15:13, Jesus Cristo disse que dar a vida pelos amigos é a maior demonstração de amor que existe. Foi exatamente isso o que ele fez poucas horas depois de fazer essa declaração.

Nenhum comentário: